1. Passe sua experiência adiante depois de aposentado

Se você se dedicou tanto tempo a uma atividade provavelmente sua experiência é enorme. Será que você não tem nada a passar para os mais novos? Um bom caminho para profissionais que se aposentam é passar a dar aulas para quem está começando. Comece com aulas gratuitas, ensinando amigos. Depois vá se aperfeiçoando por meio de cursos e vire professor.

  

2. Faça cursos de reciclagem

Uma boa maneira de ter uma vida produtiva é manter a mente funcionando. Faça cursos de reciclagem para se atualizar com o mundo moderno. Cursos para aprender a trabalhar fotografias, cursos de design gráfico, de planilhas etc… São muitas opções que vão ajudar você a se conectar com outras pessoas e serão muito úteis para outras atividades que queira começar ou mesmo para retornar ao mercado de trabalho no futuro, se for o caso.

 

Estudo acompanhou 300 idosos que não tinham o hábito de praticar exercícios físicos e apresentavam comprometimento cognitivo leve

 

Uma pesquisa desenvolvida em Rio Claro, no interior paulista, comprovou que, ao sair do sedentarismo, um grupo de idosos conseguiu reduzir sintomas característicos de uma predisposição ao Alzheimer, doença degenerativa que afeta os neurônios e leva à demência. A constatação está na tese de doutorado de Carla Manuela Crispim Nascimento, formada em educação física, trabalho conjunto da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).